top of page

老师的话
คำพูดของครู

PALAVRAS DE MESTRE

      英阳

      (Yīng yáng)

 

      A Peregrinação de Desenvolvimento Humano Sudeste Asiático busca revelar para cada espírito, para cada coração, a perspectiva singular segundo a qual a soma das partes é sempre maior do que o todo!

      O oriente é o berço de enigmas e mistérios insondáveis, ao mesmo tempo que gerou sabedorias e filosofias milenares em seus seres mais iluminados. A Ásia de seus Budas, Deuses, Espíritos em seus ciclos de evolução, em sua rica cultura e surpreendentes Artes e Costumes. De suas lendas, de seus seres mágicos, guerreiros e mestres, de seus Templos, das artes marciais, de sua rica geografia, de sua diversidade humana, de seu humanismo. Masculino e feminino e andrógino e plural, divino e imortal.

      A oportunidade desta peregrinação, cujo planejamento cuidadoso e mágico é produto de uma vida, de uma trajetória por diferentes culturas e continentes, ela vai sugerir aos peregrinos novos caminhos, olhares, inusitadas luzes, para além do turismo ( experiência por definição ocidental e individualista): o que se pretende, em grupo, é uma conversação, em voz e em silêncio, um compartilhar de vivências diante de estímulos intensos, a construção coletiva de sentidos, a redescoberta da beleza. Como tem ocorrido em outras peregrinações concebidas por Mestre Rohm, ao fim e ao cabo, não será meramente uma viagem. Não será um deleite aos olhos. Será um entorpecimento e reconstrução dos próprios sentidos. E por uma razão simples: a peregrinação parece ocorrer longe, do outro lado do mundo...mas em verdade, será um mergulho intenso para dentro de si e por isso seremos peregrinos e não viajantes, aventureiros e descobridores, e não consumidores! Viver a bondade dos estranhos e despertar em nós uma consciência ampliada.

      Nesta etapa, 英阳, estão presentes todo o tempo na Tailândia e no sudeste asiático: Budismo. Tradição e transformação. Riqueza e beleza na simplicidade, sofisticação e deleite na riqueza. Espiritualidade. Iluminação nunca vem fácil, e por isso, peregrinações sempre serão várias, assim como nós seremos diversos, e diversos nos tornaremos ao fim desta etapa. Início e fim se mesclam, e deste imbricamento maravilhoso herdaremos as memórias que merecermos viver! Porque haverá os que chegarão à Ásia de avião: todos nós! Mas para alguns, uma mágica ocorrerá, e dentro de seus espíritos, perceber-se-ão no vôo de retorno sobre as asas de um lindo e sorridente dragão!

      Sà wàt dee khráp! 

MESTRE ROHM

, D.Sc.

bottom of page